O Japão vem ampliando sua oferta de navios, itinerários e datas de saída. Em 2024, o número de cruzeiristas visitando o país quadruplicou, ultrapassando a marca de 1,4 milhão.
O país dispõe de 100 portos, dos quais 50 recebem cruzeiros e oferecem embarque e desembarque direto nas docas, sem a necessidade de embarcações intermediárias.
Os ônibus de excursão ficam bem próximos, otimizando o tempo dos viajantes para conhecer as atrações locais. E novidades estão chegando.
A NYK Cruises, uma afiliada da NYK Line e maior empresa de transporte marítimo do Japão, anunciou o lançamento de seu mais novo navio, o ASUKA III, que começará a operar em julho de 2025.
O ASUKA III herda a hospitalidade requintada do ASUKA II, atualmente em operação, ao mesmo tempo em que destaca acomodações e espaços a bordo mais confortáveis.
Os quartos de hóspedes, todos com varandas privativas, estão disponíveis em três classes: Varanda, Suíte e Cobertura, esta última disponibilizando serviço de mordomo.
Há seis opções de restaurantes com cozinha gourmet de todo o mundo, incluindo japonesa, francesa e italiana.
Medindo 230 metros de comprimento, com capacidade para 744 passageiros e 470 tripulantes, o ASUKA III seguirá diversos itinerários partindo e retornando a Yokohama, perto de Tóquio.
O cruzeiro “All-around Japan” (05 a 16 de agosto), por exemplo, percorrerá cidades portuárias históricas ao longo de toda a costa do país, de norte a sul:
• Nas cidades de Hakodate e Otaru na província de Hokkaido (norte do Japão), destaca-se a culinária de peixes e frutos do mar frescos;
• Passando pelo Mar do Japão, é imperdível visitar, em Kanazawa, o Kenrokuen, um dos três jardins mais famosos do Japão, e as antigas residências de samurais;
• Maizuru, também no Mar do Japão, dá acesso a Amanohashidate, um dos três pontos turísticos mais panorâmicos do Japão;
• Chegando na cidade de Moji, região de Kyushu, ao sul do país, o destaque será assistir ao Festival de Fogos de Artifício, diretamente do navio durante sua passagem pelo Estreito de Kanmon;
• Beppu, também em Kyushu, é conhecida por abrigar o maior volume de água termal e o maior número de fontes deste tipo do Japão, sendo uma das principais cidades balneárias de águas termais do mundo.
Já o navio Diamond Princess, da Princess Cruises, deve expandir sua temporada no Japão no ano que vem. A embarcação tem 290 metros de comprimento, e pode receber até 2.706 hóspedes, contando com 1.100 tripulantes.
Este ano o Diamond Princess navega de abril a novembro, mas em 2026 antecipa o início das saídas para fevereiro.
No site da representante brasileira, Discover Cruises é fácil pesquisar e fazer reservas para os itinerários disponíveis no Japão.
Quem prefere viajar em uma época do ano mais fresca pode buscar as saídas no outono e se encantar com a mudança nas cores da paisagem japonesa.
Com saída prevista para 12 de novembro, o Diamond Princess levará seus hóspedes para circundar a costa japonesa em 13 dias, partindo de Tóquio (Yokohama) e parando em 11 cidades:
– Akita, Niigata, Kanazawa, Sakaiminato, Busan (Coreia do Sul), Nagasaki, Kagoshima, Kochi, Kobe, Wakayama e Omaezaki.
Um roteiro fascinante que contempla regiões distintas e atrações icônicas, proporcionando um verdadeiro mergulho na cultura, tradição e natureza nipônica. (mais detalhes deste tour aqui)
Outra novidade no lazer marítimo emerge da parceria firmada entre a NYK Line, a NYK Cruises e a Oriental Land Company (OLC), operadora da Tokyo Disneyland, que irá lançar um navio temático da Disney.
Prevista para entrar em operação em 2028, a embarcação terá 1.250 quartos e capacidade para 4.000 passageiros, partindo e retornando de portos próximos à Tóquio.
Viajantes que optarem por conhecer o Japão por terra, mas desejarem inserir uma experiência de navegação, podem conferir no site da JNTO uma variedade de passeios curtos por rios e lagos: https://linktr.ee/descubraojapao