O Porto de Foyle (Foyle Port), localizado na Irlanda do Norte, projeta um crescimento de 21% no número de escalas de cruzeiros em 2025, em comparação com os dados de 2019.
Entre os meses de maio e setembro, estão previstas 17 escalas de navios, incluindo cinco estreias de embarcações que visitarão o porto pela primeira vez.
Entre as companhias que retornarão ao terminal estão AE Expeditions, Azamara, Crystal Cruises, Mystic Cruises, Noble Caledonia, Regent Seven Seas Cruises, Silversea, Phoenix Reisen e Hapag-Lloyd Cruises.
A temporada de cruzeiros terá início em 11 de maio, com a chegada do navio World Explorer, da Mystic Cruises.
A expectativa é que os gastos combinados de passageiros e tripulantes ultrapassem £500 mil (cerca de US$ 662 mil), impulsionando a economia local.
Foyle Port é membro da Cruise Ireland, rede que reúne autoridades portuárias e stakeholders da indústria de cruzeiros na Irlanda, e tem se comprometido com o fortalecimento do setor na região.
A equipe do porto participou da Seatrade Cruise Global, realizada entre 7 e 11 de abril em Miami (EUA), onde promoveu a infraestrutura e os atrativos do destino.
“O retorno constante das companhias ano após ano demonstra a força da reputação do nosso destino”, afirmou o Capitão Bill McCann, diretor de operações e mestre do porto.
“O feedback que recebemos em Miami foi extremamente positivo, especialmente em relação à nossa localização estratégica, que permite aos visitantes conhecer tanto a Irlanda do Norte quanto a República da Irlanda em um único dia”, completou.
A estimativa é que a temporada 2025 receba mais de 5.000 passageiros e 3.700 tripulantes de diferentes partes do mundo.