Pela primeira vez, o Costa Diadema utilizou conexão elétrica em terra. Aconteceu no dia 7 de junho de 2024, no porto de Kiel, na Alemanha.
Após a conclusão dos testes de integração realizados nas últimas semanas, o Costa Diadema conseguiu ser totalmente abastecido com o sistema de energia em terra do terminal de cruzeiros de Ostuferhafen, que forneceu a energia necessária para as atividades a bordo e para os serviços aos hóspedes enquanto atracado no porto.
Dessa forma, o navio conseguiu desligar os motores, reduzindo as emissões diretas para a atmosfera.
O Costa Diadema está programado para se conectar ao sistema de energia terrestre do porto de Kiel em todas as próximas 16 escalas do navio programadas até o final do verão.
Em 2024, Kiel será um porto muito importante para os programas da Costa no Norte da Europa.
Na verdade, até o dia 19 de setembro, o Costa Diadema visitará Kiel todas as sextas-feiras, como parte do itinerário de uma semana para descobrir os fiordes noruegueses.
O Costa Diadema está usando o terminal de cruzeiros Ostuferhafen – localizado fora do centro da cidade de Kiel – como porto para suas operações.
“A estreia de energia em terra para a nossa frota é mais um passo em nossa jornada de descarbonização”, diz Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros.
“Este importante resultado para a Costa foi alcançado graças à cooperação com o porto de Kiel. Estamos totalmente comprometidos em melhorar continuamente o desempenho ambiental dos nossos navios quando em navegação ou quando atracados nos portos”, completa.
A ambição da Costa Cruzeiros é operar uma frota com zero emissões de gases de efeito estufa até 2050.
Neste sentido, a empresa está trabalhando para melhorar ainda mais a eficiência energética da frota já em serviço e apoiar a inovação na infraestrutura portuária.
Parte deste caminho é a introdução dos primeiros navios movidos a gás natural liquefeito – GNL – (Costa Toscana e Costa Smeralda) e ainda:
– O compromisso de equipar a frota com ligação elétrica nos portos e de trabalhar em estreita colaboração com as autoridades portuárias para promover uma maior adoção desta tecnologia;
– A introdução de Sistemas Avançados de Qualidade do Ar (AAQS) em navios que não utilizam GNL para reduzir as emissões nos portos e no mar;
– Redesenhar rotas para reduzir o consumo de combustível; e muitas outras iniciativas.
Para melhorar continuamente o desempenho ambiental da sua frota, a Costa conta com o apoio do Departamento de Descarbonização Marítima da Carnival, criado especificamente com o objetivo de desenvolver e testar novas tecnologias para reduzir o impacto ambiental.
Entre elas: um sistema inovador de baterias de lítio; sistemas de lubrificação do ar no casco para reduzir o arrasto, e assim diminuir o uso de combustível;
E ainda: Células de combustível movidas a metanol; novos métodos de captura e armazenamento de carbono; e combustíveis alternativos de baixo carbono, como o bio-GNL ou o biometano liquefeito.