sábado, maio 17, 2025

Gerador de hidrogênio fornece eletricidade a navios da Stena Line no Porto de Gotemburgo

Um gerador movido a hidrogênio foi utilizado para fornecer energia elétrica a dois navios da Stena Line, como parte de um projeto-piloto realizado no Porto de Gotemburgo, na Suécia.

O equipamento, desenvolvido pela Hitachi Energy com módulos de potência da PowerCell Group, utiliza hidrogênio verde fornecido pela Linde Gas como combustível.

O gerador foi conectado à estrutura de fornecimento de energia em terra já existente no porto — implantada no início dos anos 2000 — para abastecer os navios Stena Germanica e Stena Scandinavica.

“Estamos comprometidos em testar novas tecnologias que ajudem a reduzir as emissões no setor marítimo,” afirmou Anders Peterson, diretor de engenharia e desenvolvimento portuário do grupo Stena Line.

“Este projeto demonstra que há alternativas viáveis para portos que ainda não contam com infraestrutura de energia em terra”, completou.

Com duração de duas semanas e atualmente em sua fase final, o teste pode abrir caminho para a redução de emissões em outros portos, especialmente naqueles onde conexões tradicionais à rede elétrica não são viáveis, segundo as autoridades portuárias.

“Como a crise climática é um desafio compartilhado por todos nós, é do interesse comum que o maior número possível de portos tenha sucesso em suas estratégias de descarbonização,” destacou Viktor Allgurén, chefe de inovação do Porto de Gotemburgo.

“Com nossa ampla experiência em fornecimento de energia em terra, temos orgulho de atuar como laboratório de testes para essa nova tecnologia, que pode se tornar uma solução prática para diversos portos”, finalizou.

spot_img

Latest articles

Related articles

spot_img