quarta-feira, janeiro 15, 2025

Ibiza planeja adotar medidas para controlar melhor a chegada de cruzeiros

A ilha espanhola de Ibiza se tornou o mais recente local a tomar medidas para controlar o turismo, incluindo os passageiros de navios de cruzeiro.

O Conselho de Prefeitos, que governa a ilha de Baleares, votou na sexta-feira (13) para adotar uma série de medidas para controlar o que os residentes veem como “um influxo descontrolado de turistas.”

A ilha tem apenas 34 km de comprimento e 518 km². Está situada a cerca de 160 km da costa espanhola, tornando-se um destino popular parada frequente para navios de cruzeiro.

Relatórios indicam que a ilha tem apenas 160.000 residentes, enquanto, em 2023, recebeu quase 550.000 passageiros de navios de cruzeiro.

Isso representa um aumento de 86% em relação aos aproximadamente 300.000 passageiros de 2022, superando os níveis anteriores à pandemia.

O turismo representa mais de dois terços da economia da ilha. No entanto, os residentes estão reclamando que ela está ficando sobrecarregada com turistas.

Especificamente, quando vários navios chegam, eles apontam que o transporte local fica saturado e as ruas que levam ao centro da cidade ficam lotadas de passageiros.

O Conselho de Prefeitos disse que não é contra o turismo, mas ele deve acontecer de maneira mais ordenada.

Eles concordaram em trabalhar com a Autoridade Portuária das Ilhas Baleares para revisar o cronograma anual de cruzeiros.

Eles querem um cronograma de chegada mais “controlado e planejado”, de modo que não mais de dois navios de passageiros cheguem simultaneamente.

Outras medidas para ajudar a conter o turismo excessivo na ilha incluem a expansão de uma proibição de acomodações multifamiliares.

A ilha já tem restrições quanto ao aluguel de acomodações em residências particulares e se moverá para expandir essa proibição a fim de controlar o que eles chamam de “viajantes turísticos ilegais”.

A nova medida incluirá multas de 75% do valor da propriedade. Os prefeitos disseram que isso ajudaria a resolver a falta de moradias na ilha.

Ibiza segue o modelo da ilha vizinha Palma. No ano passado, votou-se para limitar a chegada de navios de cruzeiro a no máximo três por dia.

Também houve medidas para controlar melhor as chegadas de navios de cruzeiro no porto de Barcelona, em parte para reduzir as emissões.

A Grécia também está lutando contra o turismo excessivo em suas ilhas mais populares. O primeiro-ministro anunciou no início deste mês medidas, incluindo o aumento das taxas portuárias nas ilhas mais populares.

Tanto Santorini quanto Mykonos relatatam estarem sobrecarregadas por passageiros de navios de cruzeiro. Santorini está trabalhando para reduzir o número de passageiros que chegam diariamente.

Diante da pressão de destinos ao redor do mundo, as operadoras de cruzeiros argumentam que podem ajustar seus cronogramas e trabalharão com os destinos.

spot_img

Latest articles

Related articles

spot_img