A temporada de 2023/2024 traz uma novidade para os roteiros de cruzeiros no Brasil. O Porto de Paranaguá, no litoral do estado do Paraná, passará a receber escalas e embarques pela primeira vez.
O navio que estreará o novo ponto de parada é o MSC Lirica, da companhia MSC Cruzeiros, que vai operar itinerários para Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai). O contrato atual tem vigência para as temporadas de 2024 e 2025.
A expectativa é que mais de dez mil turistas embarquem por Paranaguá e outros 41 mil façam escala, sendo 50% de brasileiros e 50% de estrangeiros.
“Teremos 16 saídas de Paranaguá, bem como turistas visitando a região durante toda a temporada”, afirmou o diretor-geral da MSC no Brasil, Adrian Ursilli. Com isso, mais de R$1,5 milhão deve ser injetado na economia local por semana.
O porto está autorizado desde 2019 para receber navios de passageiro, mas a pandemia de Covid-19 retardou os planos.
No fim do ano passado, Paranaguá recebeu o navio MSC Armonia como teste para incluir o terminal definitivamente no roteiro da companhia marítima.
Na ocasião, cerca de 80% dos 2.100 passageiros e 600 tripulantes desceram para conhecer os atrativos da região.
Turismo pela região
A administração do Porto de Paranaguá definiu que o embarque e desembarque acontecerá no Santuário do Rocio, distante cerca de 800 metros do local onde o navio estará atracado.
Para facilitar o transporte dos passageiros, ônibus de turismo farão o percurso.
“Os turistas que passarem por Paranaguá estarão próximos das praias e de Curitiba e no coração da grande reserva da Mata Atlântica”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo do Paraná, Marcio Nunes.
“Eles poderão conhecer as cidades de Antonina, Morretes e Guaraqueçaba, além das olhas paranaenses, como a Ilha do Mel e a Ilha das Peças”, completou.
Navio
Construído em 2003, o MSC Lirica tem capacidade para 2.648 passageiros e 721 tripulantes. Com 9 decks, possui 988 cabines, incluindo quatro com acessibilidade para passageiros com deficiência.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias do Estado Paraná