quarta-feira, janeiro 15, 2025

Temporada de Cruzeiros 2022/2023 deve injetar R$ 3,6 bi na economia brasileira

A temporada de cruzeiros 2022/2023 entra em sua reta final com os navios Costa Firenze e MSC Preziosa se despedindo do Brasil nos próximos dias.

A despedida representa a consolidação desta como a maior temporada dos últimos 10 anos, com a estimativa de ter entre 650 mil e 700 mil cruzeiristas embarcados.

O número é mais de 4 vezes acima de 2021/2022, que teve menos navios e menor período de navegação.

Segundo a CLIA Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), estima-se que a temporada atual gere cerca de 48 mil empregos e traga para o Brasil.

Ainda: um impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, crescimento de 240% em relação a 2021/2022.

Esse valor engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes.

Costa Firenze, Costa Fortuna, Costa Favolosa, MSC Armonia, MSC Fantasia, MSC Musica, MSC Preziosa, MSC Seashore e MSC Seaview, formaram o grupo de nove embarcações de cabotagem.

Eles partiram dos portos de Itajaí (SC), Maceió (AL), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Santos (SP), com escalas em 17 destinos, incluindo Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este, que voltaram aos roteiros depois de um período de restrições.

A temporada 2022/2023 também marcou a volta do Brasil à rota de importantes Companhias Marítimas de todo o mundo,

Foram 35 navios de longo curso fazendo paradas em 45 destinos localizados em 15 Estados, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, entre outros.

A CLIA-Brasil estima que estas movimentações trouxeram impactos que podem chegar a R$ 400 milhões para o país.

“Celebramos nossos avanços e conquistas nesta temporada, a maior da década, e já abrimos as portas para a próxima, que deve ser a maior dos últimos 11 anos”, disse Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

Ferraz indicou estar trabalhando muito pelo presente e pelo futuro do setor e isso engloba a busca de novos destinos, com alguns já confirmados para 2023/2024. E ainda:

– Melhorias na infraestrutura, nos custos, no ambiente de negócios do Brasil;

– Investimentos em sustentabilidade rumo à meta de diminuir as emissões de carbono em 40% até 2030 e zerá-las até 2050, entre outras coisas.

TEMPORADA 2023/2024

Para a temporada 2023/2024, prevista para ter navegação de outubro a maio, o setor tem perspectivas muito positivas.

A expectativa é ofertar 840 mil leitos, crescimento de 6% em relação à temporada atual, e trazer um impacto econômico de, aproximadamente, R$ 3,9 bi para o Brasil.

Serão nove navios, como em 2022/2023, mas com capacidade maior. Entre as novidades, está a confirmação de Paranaguá (PR) como porto de embarque.

No horizonte também está a possibilidade de estreia de destinos catarinenses, com escalas-teste em Penha e em São Francisco do Sul, além do trabalho um pouco mais de longo prazo para viabilizar outras cidades, como Vitória.

Além disso, a próxima temporada também terá 35 navios de longo curso, que farão paradas em 47 destinos de 15 Estados, como:

– Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A expectativa de gerar um impacto de R$ 450 milhões para a economia nacional.

spot_img

Latest articles

Related articles

spot_img