O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo –, realizou missão internacional com foco em divulgar o setor no mercado norte-americano.
Desde o dia 7 deste mês, a equipe do órgão esteve em Miami, nos Estados Unidos, para participar do Seatrade Cruise Global 2025.
Este é o evento que promove o contato de destinos com as grandes operadoras náuticas e de navios de cruzeiro, e foi realizado de 7 a 10 de abril.
A participação faz parte dos planos do Estado, que teve o objetivo de atrair turistas e posicionar o Paraná nas prateleiras mais elevadas do turismo mundial.
Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, afirma que foi apresentado o potencial do Litoral na recepção de cruzeiros, que já contou com duas temporadas e outras paradas a parte anteriormente.
“Todas as principais armadoras de navios turísticos estiveram reunidas aqui, e pudemos tratar com operadoras como a Carnival, Costa Cruzeiros, MSC e outras que têm interesse de fazer escalas no Brasil”, explicou.
“É uma boa oportunidade de mostrar na prática o resultado das temporadas que o Paraná recebeu nos últimos anos”, completou Irapuan.
Para dimensionar a importância do evento, o Paraná recebeu no final de março o navio Scenic Eclipse, que fundeou na Baía de Paranaguá.
Os mais de 200 turistas a bordo vinham dos Estados Unidos e tiveram a oportunidade de conhecer a Ilha do Mel.
A embarcação é operada pela Royal Caribbean, grande empresa com sede em Miami, palco do Seatrade.
RESULTADOS ATRATIVOS
A primeira temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá aconteceu entre dezembro de 2023 e março de 2024, com 16 paradas.
Mais de 39 mil turistas foram recepcionados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), na Praça Mario Roque, e com apoio da Portos do Paraná. Ela movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
A segunda temporada também teve receptivo montado pelo turismo do Estado, entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025.
Foram movimentadas mais de 19 mil cruzeiristas em 8 paradas no Litoral do Paraná. Além delas, diferentes navios de cruzeiro atracaram e fundearam em Paranaguá fora das temporadas.
“Durante o evento, nós tratamos de futuras atracações de navios de cruzeiro no Paraná, uma vez que os resultados das últimas temporadas foram positivos e servem como atrativo para que novas operadoras nos visitem”, afirmou Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.
“O Estado tem feito estudos e projetos para melhorias do Porto de Paranaguá, no quesito recepção turística por via marítima, o que certamente vai aumentar o fluxo de navios e de viajantes conhecendo o nosso Litoral”, concluiu.
Crédito da imagem: Viaje Paraná