Início Notícias CLIA Reino Unido e Irlanda celebra número recorde de passageiros em 2024

CLIA Reino Unido e Irlanda celebra número recorde de passageiros em 2024

0

A CLIA UK & Ireland (Cruise Lines International Association) anunciou um novo recorde de passageiros oriundos do Reino Unido e da Irlanda que embarcaram em cruzeiros oceânicos operados por suas companhias associadas.

Em 2024, 2,4 milhões de passageiros foram registrados — um aumento de 5,2% em relação ao recorde anterior de 2,3 milhões, alcançado em 2023.

O maior salto de interesse partiu para Ásia e China, com crescimento de 96% em comparação ao ano anterior.

Em seguida, destacam-se as Ilhas Canárias (+31%), o Mediterrâneo Oriental (+25%) e os destinos Caribe, Bahamas e Bermudas (+14%).

Os destinos mais procurados pelos britânicos e irlandeses foram:

  • Mediterrâneo (35,3% das viagens),
  • Norte da Europa (26,5%),
  • Caribe (12,8%),
  • Ilhas Canárias (11,8%) e
  • Travessias transatlânticas e cruzeiros de volta ao mundo (2,8%).

PERFIL DO PASSAGEIRO E EXPANSÃO DA FROTA

A duração média das viagens foi de 9,7 dias, e a idade média dos passageiros caiu de 55,1 anos (2023) para 54,3 anos em 2024 — mantendo a tendência de rejuvenescimento do público, que em 2019 tinha idade média de 57 anos.

A frota oceânica das associadas à CLIA ultrapassou agora 310 navios, com expectativa de crescimento da capacidade global entre 3,5% e 5% ao ano em 2025.

Durante um evento realizado em Londres em 8 de maio — organizado em parceria com a Travelzoo e a MMGY Research — foram destacadas tendências como:

  • Crescente interesse por viagens de longa duração;
  • Destinos de expedição em águas quentes;
  • Cruzeiros fluviais e itinerários em regiões menos exploradas.

Na navegação fluvial, a Europa, especialmente o rio Danúbio, segue como principal destino. Também foi observado o aumento de capacidade no Douro, e o crescimento da demanda por rios na França, Ganges, Mekong e Colômbia.

“A marca de 2,4 milhões representa um novo marco do qual temos muito orgulho”, afirmou Andy Harmer, diretor-geral da CLIA UK & Ireland.

“Tivemos cerca de 34 milhões de cruzeiristas em todo o mundo no ano passado, e esse crescimento deve continuar de forma sustentável ao longo dos próximos quatro anos”, concluiu.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile