A empresa Powercon foi contratada para projetar, construir e colocar em operação um sistema de fornecimento de energia em terra (OPS – Onshore Power Supply) no Terminal H da MSC Cruises, no cais Adossat, no Porto de Barcelona.
O contrato no valor de mais de 12 milhões de euros inclui desde a elaboração do projeto executivo até a construção, comissionamento e manutenção do sistema durante os dois primeiros anos de operação.
A Powercon também será responsável pelas obras civis e pela instalação da rede de cabos que conectará o sistema ao centro de distribuição de energia.
Inicialmente, uma subestação será instalada entre os terminais E e G para fornecer energia aos navios atracados no terminal da MSC.
O projeto já prevê espaço para a futura implementação de até cinco sistemas OPS adicionais no porto.
O primeiro sistema será conectado à nova rede de média tensão e a estação de energia deverá entrar em operação no início de 2027.
“Com a conclusão da primeira fase do Plano Nexigen e a entrada em operação de dois sistemas-piloto, a construção do primeiro OPS dedicado a navios de cruzeiro representa um avanço significativo na eletrificação dos cais do Porto de Barcelona”, finalizou José Alberto Carbonell, presidente do Porto de Barcelona.